quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Oficina Técnica de Panificação

A padaria comunitária Mãos de Fibra, recebeu as mulheres de Muriaé para uma oficina técnica de panificação, articuladas pela COOPAF. 

O objetivo da visita foi a troca de conhecimentos e experiências, contribuindo para a capacitação técnica importante na fabricação de pães. A visita possibilitou as mulheres o conhecimento de toda a linha de produção da padaria: A estrutura, local onde é armazenado os matérias usados, cozinha, equipamentos, até o produto final, experimentado e aprovado pelas mulheres.

Maria de Lourdes Lima, presidente da Associação Mãos de Fibra, contou a história, os desafios e as mudanças que aconteceram ao longo do tempo. A padaria teve inicio na casa das próprias mulheres da comunidade, sem estrutura apropriada e conhecimento técnico. 

Hoje, a Mãos de Fibra conta com uma estrutura adequada, técnicas aprimoradas e uma equipe de 12 pessoas atuantes. Maria de Lourde destaca o apoio do CTA durante todo a processo de mudanças da padaria. O forte da Mãos de Fibra é a merenda escolar, mas os pães também são vendidos na comunidade e por encomendas.

O presidente da COOPAF, Antonio Carlos Bagle, falou sobre a importância do Projeto COOPERAR no reforço as iniciativas da associação: “Não tínhamos a estrutura que temos hoje, o projeto nos proporcionou além da estrutura, o conhecimento que leva ao trabalho. O que temos hoje, se não fosse o projeto COOPERAR demoraríamos muitos anos para adquirir.” Ele ainda ressaltou ser necessário as visitas técnicas: “É a teoria vista na prática.”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário