quarta-feira, 6 de agosto de 2014

A IMPORTÂNCIA DAS ÁRVORES EM SUA LAVOURA

No dia 02 de Agosto, com a finalidade de desenvolver os conhecimentos sobre agroecologia, o Projeto Cooperar proporcionou um diálogo entre os agricultores e agricultoras e os técnicos do Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM). O intercâmbio agroecológico ocorreu na comunidade Vargem Grande, na propriedade do associado Anacleto, e teve por objetivo realizar a troca de experiências entre os envolvidos no Projeto.
O Intercâmbio abordou o tema “Podas em Árvores Florestais”, tema este motivado por questões discutidas nos intercâmbios anteriores.
O tema abordou a importância do plantio de árvores, uma vez que estas proporcionam qualidade de vida não só para o meio ambiente, mas também para os nutrientes do solo. Desta maneira, é importante que somente a pode consciente deve ser realizada.
Durante os intercâmbios, foi possível perceber a importância de uma orientação ao realizar a escolha de árvores para plantio nas lavouras, como por exemplo, as árvores Fedegoso e Capoeira Branca, que possuem uma quantidade elevada de nitrogênio nas folhas e, quando suas sementes caem, fixam o nutriente no solo, gerando assim mais qualidade à lavoura.,

A Atividade é uma iniciativa do projeto Cooperar: Superando desigualdades de renda, executado pelo Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA/ZM) com o patrocínio da Petrobras através do Programa Socioambiental – em pareceria com Associação de Pequenos Produtores e Produtoras Rurais de Divino (DOMDIVINO). A atividade consiste em contribuir na construção de conhecimento agroecológico no Município de Divino.
Segundo Breno, técnico do CTA-ZM, a atividade é de suma importância para o desenvolvimento de conhecimentos agroecológicos, uma vez que há o envolvimento de profissionais da área e de beneficiários do projeto, visando a troca de saberes. O próximo intercâmbio será realizado no dia 13 de setembro.

O projeto Cooperar, que integra o Programa Petrobras Socioambiental, tem como objetivo promover a geração de renda, a partir da inclusão produtiva e do acesso ao mercado de agricultores e agricultoras familiares dos municípios de Muriaé, Acaiaca, Divino e Espera Feliz. Uma de suas estratégias de ação consiste em minimizar as dificuldades enfrentadas pelos agricultores por meio de intercâmbios, capacitação dos agricultores e de informações sobre os mecanismos de acesso a determinados padrões de mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário