segunda-feira, 23 de março de 2015

GESTOR DA PETROBRAS VISITA PROJETO COOPERAR

Por Rodrigo Carvalho

 Nos dias 18 e 19 de março, o gestor de projetos da Petrobras Carlos Torres e a gerente de avaliação e desempenho em responsabilidade social Cecília Maria Ottoni Lourenço estiveram no Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata, CTA-ZM, visitando o Projeto Cooperar: superando desigualdades de renda. No primeiro dia da visita a equipe técnica do projeto fez uma apresentação, os visitantes puderam desta maneira, entender as ações e metodologias do Cooperar bem como observar os resultados parciais da iniciativa. Carlos Torres destacou que: “foi uma visita técnica, acompanhado de uma profissional da área de avaliação e desempenho de responsabilidade social e coorporativa do sistema Petrobras, por ser tratar de projetos com alto impacto de benefícios as comunidades e famílias atendidas.”. No segundo dia, a equipe do Cooperar programou uma viagem a campo, no município de Divino, com o objetivo de apresentar “in loco” os resultados das ações diretas do projeto. Na oportunidade visitamos a propriedade do casal Denira e Nourival, onde foi implantada uma das hortas com integração animal.                                               Essas hortas têm o objetivo de incrementar a renda dos agricultores familiares com a produção de hortaliças integradas a criação de galinhas. O sistema ainda gera uma considerável economia de água devido ao sistema de irrigação por gotejamento implementada na horta. Também visitamos a propriedade do casal de agricultores familiares Gilberto Correa e sua esposa Luciana. Na propriedade conhecemos um projeto piloto de implantação de biogás. Produzido a partir da fermentação do esterco de gado, o gás já é encanado diretamente ao fogão na cozinha. Também conhecemos o sistema agroflorestal do casal, no qual o café é produzido em consórcio com árvores como Cedro, Capoeira Branca e Bananas. Na propriedade há também uma fossa evapotranspiradora, onde a água negra é tratada de forma mais ecológica do que as fossas convencionais. O sistema não gera efluente, e os microrganismos vão atuar degradando a matéria organiza transformando-a em nutrientes para as plantas que serão inseridas em cima do sistema bio-séptico.
“Eu me surpreendi com a capacidade de articulação do CTA e do Projeto Cooperar. Eu não imaginava a força da agroecologia na região e acredito que pode trazer um benefício perene para a população, por conta das características do CTA. Sugiro desenvolver soluções de compartilhamento do conhecimento do trabalho do CTA, para atingir par além da Zona da Mata” – destacou Cecília Maria Ott
oni. O Projeto Cooperar é executado pelo Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM) com patrocínio Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. O projeto Cooperar tem como objetivo promover a geração de renda, a partir da inclusão produtiva e do acesso ao mercado de agricultores e agricultoras familiares dos municípios de Muriaé, Acaiaca, Divino e Espera Feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário