quarta-feira, 6 de maio de 2015

Famílias de Divino recebem resultados de pesquisa feita nos quintais de suas propriedades.

Por Fernanda Lopes

Você já parou para pensar em toda biodiversidade que pode existir em um quintal? O agroecólogo Rafael Monteiro resolveu explorar a riqueza desses ambientes em sua dissertação de mestrado. A pesquisa foi concluída recentemente e agora ele está visitando as famílias pesquisadas para falar sobre os resultados que conseguiu.
Na última terça-feira, dia 05, Rafael esteve em Divino e se encontrou com os agricultores Renata Vilete de Amorim e o casal Maria Eliete e Denil Rufino. No quintal das casas pesquisadas, Rafael coletou amostras de solo, água, avaliou os tipos de plantas existentes e também estudou como os pomares e hortas podem ajudar as famílias financeiramente, além de levantar a produção para o autoconsumo. Os resultados foram bastante positivos, evidenciando o potencial da agricultura familiar da zona da mata. Além das duas famílias de Divino, também participaram da pesquisa agricultores dos municípios de Acaica e Espera Feliz.
Um dado interessante foi a agrobiodiversidade identificada nos quintais. Ao todo foram observadas 161 espécies, mas apenas cinco foram comuns em todos os espaços (abacate, acerola, ameixa, banana e mamão). Quanto a isso, Rafael sugeriu que haja mais trocas de sementes, mudas e estacas entre os vizinhos para tornar cada vez maior a variedade de plantas nos quintais. 

Outros dados interessantes levantados pelo pesquisador dizem respeito à relação entre o trabalho feminino nos quintais e a geração de renda. Uma das famílias de Acaiaca, por exemplo, alcançou o expressivo resultado de aproximadamente 15 salários mínimos em um período de 10 meses.
Rafael também apresentou as análises feitas no solo e na água utilizada para irrigação das plantas. Eliete disse que esse tipo de atividade traz muitos ganhos para os agricultores e agricultoras, já que eles podem conhecer melhor as características da propriedade, corrigir o que não estiver muito bom e aprender maneiras de melhorar a produtividade dos quintais.

Durante a pesquisa, Rafael usou diversas metodologias, como a avaliação participativa, turnês guiadas pelos quintas e a confecção de mapas das propriedades feitos pelos próprios agricultores e agricultoras. Ele optou por esses métodos porque permitem o contato mais próximo com as famílias.
As visitas e oficinas realizadas durante a pesquisa aconteceram em parceria com o Projeto Cooperar, ou seja, foram executadas pelo Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata com patrocínio da Petrobras. O objetivo é melhorar a produtividade e a renda da agricultura familiar nos municípios de Acaiaca, Divino, Espera Feliz e Muriaé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário