sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

GRUPO DE MULHERES DA REDE RAÍZES DA TERRA E AS METAS PARA 2015

Por Sandra Vitória

Mulheres reunidas é sinônimo de muito trabalho e seriedade combinados com dinamismo e alegria. Foi desta forma que o Projeto Cooperar acompanhou nesta quarta-feira (14) uma reunião com o grupo de mulheres da Rede Raízes da Terra, que teve por objetivo estabelecer metas e planejar atividades para o ano de 2015.

O encontro aconteceu no assentamento Padre Jésus, em Espera Feliz, reunindo técnicos do Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM) e os seus beneficiários. Também estiveram presentes no encontro as coordenadoras da Rede Raízes da Terra, Solange Borges e Armezinda da Silva, e a coordenadora da Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar (COOFELIZ), Fernanda Henrrique.

Na dinâmica utilizada, o técnico do CTA, Paulo Júnior, distribuiu fitas coloridas para cada mulher a fim de determinar os grupos para discussão de acordo com a cor da fita. Juntas em cada grupo, fizeram uma retrospectiva do ano de 2014 para avaliar os resultados conquistados pelo trabalho de cada uma, considerando a parte administrativa, financeira e a satisfação em relação às oficinas e atividades anteriores.

Para Solange, esta reunião com o grupo é muito importante devido aos grandes resultados que são conquistados e objetivos que são estabelecidos. “São nesses encontros que conseguimos realizar mudanças significativas, tendo uma visão clara sobre o que foi feito e o que pode ser feito”. – Explica a Coordenadora da Rede.

O grupo foi fundado em 2011 e desde então tem como principal objetivo melhorar a qualidade das atividades e mobilizar mais mulheres para a busca da própria valorização. Baseando-se nesse princípio, as mulheres decidiram reformular a política interna do grupo, aumentar o número de oficinas, tais como Oficinas de Penteados, Oficinas de culinária, Oficinas de capacitação, e até mesmo Oficinas voltadas para o plantio. A busca por entretenimento, e realização de visitas em feiras de artesanatos, a fim de estimular a criatividade para novas artes, também se tornou uma das metas este ano.

A atividade encerrou com um delicioso café e com a certeza de que o ano de 2015 reserva grandes resultados a todas!


A atividade é uma iniciativa do Projeto Cooperar, executado pelo Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM) com patrocínio da através do Programa Petrobras Socioambiental. Tem por objetivo promover a geração de renda a partir da inclusão produtiva e do acesso ao mercado de agricultores e agricultoras familiares dos municípios de Muriaé, Acaiaca, Divino e Espera Feliz. Uma de suas estratégias de ação está ligada a ampliação da escala produtiva e agregação de valor, que consiste no funcionamento, manutenção e planejamento da produção agroecológica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário