segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Primeiro mutirão de construção das hortas com integração animal acontece em Divino - MG

                                                                                            Por Rodrigo Carvalho

Desde 2013 o Projeto Cooperar vem trabalhando na perspectiva de implantação de hortas circulares com integração animal. No ano de 2014 foram selecionadas as famílias que receberiam as hortas e foram feitas as compras dos equipamentos. Este ano o projeto implementará todas elas.
A partir de diversas reuniões de articulação com os agricultores e agricultoras beneficiados, eles decidiram construir as hortas através de mutirões. O primeiro mutirão de construção aconteceu no dia 8 de janeiro, na propriedade da agricultora Renata Vilete, na comunidade Teixeira em Divino.
Estiveram presentes no mutirão a equipe do Projeto Cooperar e o estudante de mestrado Rafael Monteiro, que coordenou e explicou alguns passos na construção do sistema de irrigação, galinheiro, dimensões dos canteiros, posição da caixa de água e montagem dos equipamentos.
Para Joelson, Secretário de Agricultura do município, a iniciativa de construção a partir de mutirão é uma excelente ideia, já que é uma nova técnica e estando todos juntos facilita o aprendizado e agiliza a construção dos sistemas.
Para Giscarla Domiciano, uma das beneficiárias do Projeto, “fazer em mutirão é importante, porque além de ser uma nova experiência que necessita a participação de todos, isto também é importante para manter a união entre os agricultores e entre as comunidades rurais”.
O próximo mutirão de construção das hortas será no dia 14 de janeiro na propriedade do casal Eliete e Denil, na comunidade Vargem Grande também em Divino.
O Projeto Cooperar é executado pelo Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM) com patrocínio Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. 
O projeto Cooperar tem como objetivo promover a geração de renda, a partir da inclusão produtiva e do acesso ao mercado de agricultores e agricultoras familiares dos municípios de Muriaé, Acaiaca, Divino e Espera Feliz. Uma de suas estratégias de ação está ligada a ampliação da escala produtiva e agregação de valor, que consiste no funcionamento, manutenção e planejamento da produção agroecológica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário