quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Divino avança na implantação das hortas com integração animal

                                                                                                           Por Rodrigo Carvalho




Desde 2013 o Projeto Cooperar: superando desigualdades de renda vem contribuindo com a agricultura familiar no município de Divino e em mais três municípios da Zona da Mata; Espera Feliz, Muriaé e Acaiaca. Dentre os objetivos do projeto destaca-se a promoção da geração de renda a partir da inclusão produtiva e do acesso ao mercado de agricultores e agricultoras familiares dos municípios.
Neste sentido uma das propostas do projeto é a implantação de hortas com integração animal, que possibilitarão a produção de hortaliças e galinhas para autoconsumo e venda do excedente, economizando espaço na propriedade e água, já que o sistema é irrigado por gotejamento.
Até o momento o Projeto já implantou sete hortas no município, todas a partir de mutirões organizados pelos próprios agricultores, e ontem foi a vez dos agricultores familiares José Ventura, Elza e seu filho Jairo.
Os próximos mutirões no município estão previstos para após o carnaval, juntamente com o planejamento de implantação nos outros municípios do projeto.
O Projeto Cooperar é executado pelo Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM) com patrocínio Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. 
O projeto Cooperar tem como objetivo promover a geração de renda, a partir da inclusão produtiva e do acesso ao mercado de agricultores e agricultoras familiares dos municípios de Muriaé, Acaiaca, Divino e Espera Feliz. Uma de suas estratégias de ação está ligada a ampliação da escala produtiva e agregação de valor, que consiste no funcionamento, manutenção e planejamento da produção agroecológica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário