segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Projeto Cooperar e Projeto Ater Agroecologia realizam seminário em Divino



Por Rodrigo Carvalho

 O Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata, através do Projeto Cooperar  realizou na última sexta –feira (16) mais um seminário municipal. O evento aconteceu na Comunidade do Taquaraçu, na antiga Fazenda do Antônio Teixeira e contou com a presença de cerca de 50 agricultores e agricultoras e técnicos. O seminário, “Celebrando avanços e construindo ações futuras para a Agroecologia em Divino” foi realizado em parceria com a Dom Divino e com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar, SINTRAF-Divino.

 
O seminário teve dois objetivos principais, o primeiro era avaliar as ações do Projeto Cooperar dentro do munícipio ao longo de três anos de atividades  e o  segundo fazer uma devolução das caracterizações de famílias, executadas pelo Projeto Ater. A ideia é que a partir das devoluções das caracterizações, se planeje junto com os agricultores a continuidade das atividades iniciadas pelo Projeto Cooperar bem como a implementação de novas atividades de interesse das comunidades. 

A metodologia utilizada no seminário foram as instalações pedagógicas, nas quais os participantes interagiam e observavam os objetos expostos, anotando em uma targeta aquilo que mais chamava a atenção. Nas instalações montadas pela equipe técnica do CTA era possível observar várias temáticas, dentre elas: água, sistemas agroflorestais, sociobiodiversidade, trabalho com mulheres, sementes crioulas, acesso a mercados institucionais, intercâmbios agroecológicos, criação e alimentação animal, agrotóxicos, selos de inspeção municipal e estadual, juventude, certificação orgânica, hortas agroecológicas, produção de café, cooperativismo e Projeto Curupira. 
 
 

Uma dos pontos que mais chamou a  atenção dos participantes foi a questão da água. Renata de Souza Gomes, da Comunidade  Carangolinha  município de Divino, destacou a importância do seminário no sentido de aproximar as comunidades rurais e levantar em conjunto os problemas e desafios da produção agroecológica. Para a agricultora, sua maior expectativa é a descentralização dos projetos, estimulando assim uma maior participação dos agricultores. 

Eugênio Resende, coordenador do Projeto Ater Agroecologia e um dos organizadores do seminário, ressaltou a participação de um grande número de agricultores beneficiários do Projeto Ater, que se mostraram animados e interessados em construir juntos propostas de atuação para o próximo ano. 


Segundo Renata Viletes, agricultora familiar e coordenadora do MMZML, “É muito importante avaliar as ações do projeto durante este tempo e destacar alguns resultados, como a diversidade nos quintais e a geração de renda proporcionada aos agricultores. Isso faz com que as pessoas criem forças para acreditar na agroecologia.”


Este seminário foi uma atividade desenvolvida pelo Projeto Cooperar, que integra o Programa Petrobras Socioambiental tem como objetivo promover a geração de renda, a partir da inclusão participativa e do acesso ao mercado de agricultores e agricultoras familiares dos municípios de Muriaé, Acaiaca, Divino e Espera Feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário