terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Comunidade do Cruzeiro recebe o Projeto COOPERAR



Os agricultores da comunidade do Cruzeiro se reuniram no dia 7 de Dezembro no município de Espera Feliz, para uma tarde de troca de experiências na casa do casal de agricultores Agroecológicos Amauri e Vera.

A conversa foi entorno dos animais agroecológicos, a produção de leite e o seu manejo. Para dar apoio técnico aos debates, o encontro contou com a participação dos estudantes do Projeto Animais Agroecológicos.

As dinâmicas começaram com o anfitrião Amauri mostrando fotos das riquezas naturais, diversidades produtivas e as peculiaridades de cada família agricultora da região do Cruzeiro. Na sequência, foi feito o caminho das vacas, onde foram discutidas as formas de manejo, os problemas e as possíveis soluções, como a diferença entre os capins braquiária e o capim gordura, a forma de se fazer o piquete e como cuidar bem do gado, sempre respeitando a natureza e os animais.

Durante o percurso os agricultores recolheram diversos materiais encontrados pela propriedade, e com eles foram construídos os círculos de cultura, dinâmica utilizada para representar os debates do dia. O momento foi marcado pela troca de experiências agroecológicas e discussões sobre as duvidas apresentadas.

A hora do lanche contou com uma grande variedade de sucos naturais feitos com frutos da região. O momento foi de socialização entre os participantes, e com eles foi pensado como será o próximo encontro e as demandas dos agricultores. O filme O Mineiro e o Queijo, que traz o debate sobre a produção do queijo com o leite cru no estado de Minas Gerais, encerrou as atividades.  









Nenhum comentário:

Postar um comentário