quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Seminário do Cooperar aproxima educadores, gestores públicos e agricultores familiares


Por Marcela Corcino

A tarde de sexta feira (06), em Muriaé, foi de diálogo entre educadores, gestores públicos e agricultores familiares no “Seminário de Alimentação Escolar e Agricultura Familiar”. O evento promovido pelo Cooperar em parceria com Cooperativa de Produtores da Agricultura Familiar de Muriaé (COOPAF), patrocinado pelo Petrobras, a partir do Programa Desenvolvimento e Cidadania,  recebeu cerca de 60 pessoas que puderam debater sobre alimentação nas escolas e agricultura familiar.
De acordo com Antonio Carlos Bagle, presidente da COOPAF, o seminário foi importante para que as escolas conhecessem a forma de aquisição de alimentos pela agricultura familiar, que acontece pelo Programa Nacional de Alimentação escolar (PNAE). O presidente ainda destacou a aproximação para os produtores “Achamos importante fazer esse seminário nesse momento pra aproximar as escolas dos produtores rurais, eles puderam conversar sobre as demandas e o que eles podem melhorar”.
O seminário foi divido em dois momentos. A primeira parte foi uma apresentação geral sobre a agricultura familiar no estado. Em seguida, a nutricionista do Conselho Regional de Nutricionista de Minas Gerais, Regina Oliveira, falou sobre os objetivos do PNAE e tirou dúvidas sobre regulamentações do cardápio alimentar das escolas.
Em segunda parte, agricultores, gestores públicos e educadores foram divididos para discutir as possibilidades de qualificar e ampliar a produção da agricultura familiar direcionada as escolas.   
Para finalizar houve a exposição geral dos problemas e possíveis soluções definidas por cada grupo. 
Para o agricultor familiar, Carlos Alberto de Oliveira (Pavão), o seminário foi interessante por “juntar todo mundo pra conversar, identificar os problemas e chegar a uma solução, além de uma oportunidade de tirar dúvidas, principalmente, em relação a vigilância sanitária.”
A próxima ação do Cooperar, em Muriaé, é a “Oficina de Cooperativas com Jovens” que tem como objetivo de aumentar a participação dos jovens na gestão dos empreendimentos os inserindo na realidade da cooperativa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário