segunda-feira, 3 de novembro de 2014

PROJETO COOPERAR REALIZA OFICINA TÉCNICA DE ANÁLISE DE SOLOS NA COMUNIDADE DO MARACUJÁ EM ACAIACA

Por Rodrigo Carvalho


Na última sexta-feira, dia 31 de outubro o Projeto Cooperar: superando desigualdades de renda, realizou em Acaiaca uma oficina técnica de análise de solos. Dentre as atividades previstas pelo projeto, serão implementados 36 sistemas de criações animais integrados as hortas. A proposta é que com a utilização do sistema, os agricultores familiares beneficiados, possam economizar em insumos, além de produzirem de uma maneira mais saudável e sustentável aumentando a agrobiodiversidade. O sistema funciona de modo que o que sobra da horta alimenta as galinhas e o adubo produzido pelas galinhas é reaproveitado nos canteiros.
 Na oportunidade o agroecólogo Rafael Monteiro, que desenvolve uma pesquisa sobre os quintais produtivos agroecológicos, utilizou uma técnica para demonstrar como podemos identificar e caracterizar os solos de diferentes partes de uma propriedade, a fim de escolher o melhor lugar para a montagem do sistema integrado, de forma prática e barata.
Rafael dividiu os agricultores e três grupos, que analisaram diferentes partes da propriedade, foram escolhidos para análise, uma parte da horta, uma parte do pomar e uma parte da várzea, onde geralmente é feita a roça de diversas culturas.
Os participantes da oficina fizeram uma análise sensorial no primeiro momento, avaliando a cor da terra, o cheiro, o tamanhão dos grãos, a rigidez dos torrões e a presença de pequenos animais ou insetos. Em um segundo momento cada grupo retirou uma pequena amostra do solo, que foi posteriormente, misturado a uma quantidade de água oxigenada. Com esta experiência, foi possível identificar, através da efervescência, provocada pela água oxigenada, em qual terra havia mais “vida”, ou mais microrganismos. Ficou evidenciado na experiência que a terra de parte da horta foi a mais rica em microrganismos o que fez com este local fosse escolhido para a montagem do sistema de integração horta e galinhas.
Segundo Rafael qualquer pessoa pode fazer esta análise, que pode ser feita com água oxigenada comum, comprada em farmácias.
Os equipamentos das hortas já estão sendo comprados, em breve novas oficinas técnicas serão agendadas no intuito de capacitar os agricultores na montagem dos sistemas e no manejo dos mesmos. Nina Abigail, engenheira agrônoma do projeto também destacou que a implementação das hortas também depende de um planejamento da produção, identificando os possíveis mercados e escolhendo de forma conjunta os produtos que deverão ser cultivados.

O projeto Cooperar, que integra o Programa Petrobras Socioambiental, tem como objetivo promover a geração de renda, a partir da inclusão produtiva e do acesso ao mercado de agricultores e agricultoras familiares dos municípios de Muriaé, Acaiaca, Divino e Espera Feliz. Uma de suas estratégias de ação está ligada a ampliação da escala produtiva e agregação de valor, onde a finalidade consiste no funcionamento, na manutenção e no planejamento da produção agroecológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário