terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Projeto Cooperar realizou uma Oficina Técnica em Barão do Monte Alto

Por Sandra Vitória
No dia 13 de dezembro, o Projeto Cooperar realizou uma Oficina Técnica em Barão do Monte Alto, próximo ao município de Muriaé.
A oficina reuniu o grupo Animais para Agroecologia, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), e o presidente da Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar (COOPAF), Antônio Carlos Bagle


, para debaterem sobre o tema "Boas práticas na produção de leite", juntamente com os produtores da região.
O grupo discutiu sobre os critérios e cuidados importantes que se deve ter no processo da produção de leite, dentre eles, a higiene durante a ordenha e a prevenção e o tratamento de doenças do gado, que podem ser realizados com remédios homeopáticos adquiridos em casas especializadas ou produzidos com ingredientes de fácil acesso.
O presidente da COOPAF, Antônio Carlos, garantiu, por meio de exemplos, que é possível utilizar a homeopatia para prevenir e curar doenças, e ainda orientou os produtores para evitarem o uso de alimentos químicos para o gado, evitando assim a contaminação do leite e das pessoas que o consomem.
Na metodologia utilizada, os critérios para a produção de leite de qualidade, segundo os produtores da região, foram expostos em tarjetas a fim de facilitar a discussão, proporcionando assim um maior conhecimento de técnicas. Houve também a distribuição de cartilhas elaboradas pelo grupo Animais para Agroecologia, nas quais contêm informações sobre os cuidados que se deve ter durante o processo de produção.
O encontro ocorreu na propriedade do casal Sílvio César e Patrícia Pereira, este foi o último do ano de 2014 realizado no município pelo Projeto Cooperar. Ormeu Pereira, beneficiário e produtor de leite da região, esteve presente em todas as atividades e afirma que têm sido muito importante porque as dúvidas sobre como deve-se proceder no que tange a agroecologia são sanadas. "Já coloquei bastante coisa que aprendi aqui em prática, e têm dado resultado. Estarei presente nas próximas." - Ressalta Ormeu.

A atividade é uma iniciativa do Projeto Cooperar, superando desigualdades de renda, que integra o Programa Petrobras Socioambiental e tem como objetivo promover a geração de renda a partir da inclusão produtiva e do acesso ao mercado de agricultores e agricultoras familiares dos municípios de Muriaé, Acaiaca, Divino e Espera Feliz. Uma de suas estratégias de ação está ligada a ampliação da escala produtiva e agregação de valor, onde a finalidade consiste no funcionamento, na manutenção e no planejamento da produção agroecológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário