sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Projeto faz oficina de montagem e implementação de hortas com integração animal em Divino-MG

   Por: Rodrigo Carvalho
No dia 11 de dezembro a equipe técnica do Projeto Cooperar: superando desigualdades de renda, realizou uma oficina de montagem e implementação das hortas com integração animal no município de Divino.  A atividade aconteceu na comunidade Vargem Grande de Cima, na propriedade do casal Eliete e Denil e reuniu os beneficiários para uma conversa sobre os equipamentos, peças e a montagem da horta.
O objetivo da oficina foi de capacitar os agricultores e agricultoras a montar a suas próprias hortas integradas.
A técnica do projeto Nina Abgail abriu a oficina explicando os propósitos da horta e as vantagens do sistema. Ela destacou algumas delas: “com a implementação da horta pretendemos aumentar a biodiversidade, reduzir gastos com água, abastecer a associação Dom Divino e melhorara a renda das famílias envolvidas”.
Também participou da oficina o agroecólogo Rafael Monteiro, estudante de mestrado na Universidade Federal de Viçosa, ele explicou aos beneficiários do projeto de que maneira planejar as hortas de acordo com o espaço físico, inclinação do terreno  e distancia das fontes de água, além de orientar na montagem das conexões do sistema de irrigação. Rafael ainda orientou os participantes sobre quais culturas plantar nos canteiros, já que o sistema de irrigação é bom para algumas espécies, mas nem tanto para outras.
Denil e Eliete foram os primeiros a receber os equipamentos da horta. No kit entregue  vem tela para cercar o galinheiro, comedor para as aves, bomba sapo, grampos, conexões diversas, fita de gotejamento, bandejas para produção de mudas, filtro para o sistema de irrigação, sombrite e mangueira de água. Denil destacou: “essa horta é uma coisa muito boa, nova pra gente, vai ser bom pra economizar água e tempo. A expectativa é melhorar a produção, vamos fazer a experiência”.
Durante a oficina o agricultor Hélio sugeriu que a montagem das hortas sejam feitas a partir de mutirões entre os beneficiados pela horta. A ideia foi muito bem aceita e todos concordaram em fazer assim.
Rafael ainda alertou para o posicionamento das caixas d’água que devem ser posicionadas sobre uma base de concreto para maior estabilidade, também orientou sobre o sistema de filtragem da água para evitar entupimentos no sistema de gotejamento.
A oficina terminou com um saboroso café, oferecido pela Eliete e sua família. As próximas atividades do Projeto Cooperar em Divino foram marcadas para o início de janeiro de 2015.
O projeto Cooperar, que integra o Programa Petrobras Socioambiental, tem como objetivo promover a geração de renda, a partir da inclusão produtiva e do acesso ao mercado de agricultores e agricultoras familiares dos municípios de Muriaé, Acaiaca, Divino e Espera Feliz. Uma de suas estratégias de ação está ligada a ampliação da escala produtiva e agregação de valor, onde a finalidade consiste no funcionamento, na manutenção e no planejamento da produção agroecológica.







Nenhum comentário:

Postar um comentário