quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Seminário em Espera Feliz discute sobre alimentação escolar e agricultura familiar

Por Letícia Natalina e Rodrigo Carvalho

Aconteceu no último dia 26, em Espera Feliz, o Seminário Municipal de Alimentação Escolar e Agricultura Familiar promovido pela Cooperativa da Agricultura Familiar Solidária de Espera Feliz, COOFELIZ, em parceria com o Projeto Cooperar, Projeto Mais Gestão e Ecofort. Com o objetivo de fortalecer o debate sobre a alimentação escolar no município e tornar a COOFELIZ mais próxima da comunidade. No evento foram abordados assuntos como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Política de Aquisição de Alimentos Familiar Estadual (PAA Familiar) e também os normativos técnicos para a habilitação sanitária de agroindústrias. 

A recepção ficou a cargo do educador popular e músico Sebastião Augusto Estevão, conhecido como Farinhada, com um momento de moda de viola, oração e acolhimento dos convidados. O evento contou com a presença estimada de 80 pessoas que puderam debater sobre a alimentação nas escolas e a agricultura familiar. Após, a composição da mesa pelas autoridades presentes, houve uma breve apresentação dos mesmos e deu-se início ao seminário.


A primeira palestra foi ministrada por Renata Mainenti Gomes, da Divisão de Desenvolvimento da Agricultura Familiar. Sua fala se concentrou em explicar como se dá o funcionamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar, PNAE, os processos, resoluções e dados, além de esclarecer dúvidas dos participantes. Renata destacou a importância destes eventos para os atores envolvidos “Ter acesso a informação é fundamental para você conseguir dialogar e brigar pelos seus direitos. Esses eventos fortalecem a construção coletiva das políticas. É importante democratizar o diálogo sobre a constitucional do PNAE, para alavancar os processos e assim vencer os desafios.”


Nadiella Monteiro, assessora técnica da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, conduziu a segunda conversa do seminário. Com um trabalho de divulgação de conhecimento a respeito das Políticas de Aquisição de Alimentos Familiar Estadual, uma nova modalidade de PAA. Ela também levou até os agricultores, gestores públicos e demais convidados informações sobre como proceder diante da burocracia do governo. Além de salientar que é preciso uma parceria entre os agricultores e o governo. “Nós temos avançado muito na construção de políticas públicas nos últimos anos. Existe uma negociação a ser feita nesta construção, tanto na organização dos agricultores e agricultoras como do Estado em simplificar o processo para atendê-los.”

Para a agricultora Solange Borges Perón, o seminário foi importante para levantar a autoestima das mulheres que participaram e também para mostrar o valor que os produtores têm para a entidade. O evento trouxe novidades e informações para os produtores e fortaleceu os laços com a cooperativa.

Na parte final do seminário, Guilherme Cabral Moraes, da Vigilância Sanitária de Espera Feliz, discorreu sobre os normativos técnicos para a habilitação sanitária de agroindústrias. Em seguida houve um espaço para agradecimentos e fotos. Fernanda Henrique Estevão, diretora da COOFELIZ, afirmou que as expectativas depositadas no seminário foram superadas. “O evento foi muito importante, nós tínhamos uma expectativa muito grande sobre esse seminário, principalmente sobre a alimentação escolar, o PNAE, e as expectativas foram superadas, com a participação dos gestores públicos e principalmente dos agricultores e agricultoras.”

Este seminário foi uma atividade desenvolvida pelo Projeto Cooperar, que integra o Programa Petrobras Socioambiental que tem como objetivo promover a geração de renda, a partir da inclusão participativa e do acesso ao mercado de agricultores e agricultoras familiares dos municípios de Muriaé, Acaiaca, Divino e Espera Feliz.












Nenhum comentário:

Postar um comentário