sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Acaiaca recebe seminário “Celebrando avanços e construindo ações futuras para a Agroecologia em Acaiaca”


 Por Letícia Natalina


A comunidade do Maracujá, em Acaiaca, foi sede do seminário “Celebrando avanços e construindo ações futuras para a Agroecologia em Acaiaca”, no dia 03 de setembro. O evento, que contou com a participação de cerca de 60 pessoas, foi promovido pelo Centro de Tecnologias Alternativas, CTA, e pelo Projeto Ater Agroecologia, em pareceria com a Associação de Artesãos e Produtores Rurais de Acaiaca (AAPRA). Além de agricultores e agricultoras, estiveram presentes membros da Câmara de Vereadores de Acaiaca, representantes da EMATER, parceiros da Associação de Artesãos e Produtores Rurais de Acaiaca (AAPRA), integrantes do projeto Curupira e representantes da ActionAid. 

O objetivo do seminário era discutir as ações que já foram realizadas no município em conjunto com os projetos do Centro de Tecnologias Alternativas, CTA, evidenciado as melhorias que ocorreram. Além de abrir um espaço para debate do que ainda pode ser feito e os assuntos que ainda merecem atenção e um trabalho mais aprofundado. Para isso, foi montado no local uma instalação pedagógica com elementos que remetiam ao cotidiano dos moradores da comunidade. Os participantes foram convidados a circular pelo espaço e destacar algum ponto na instalação que mais chamava a atenção. Posteriormente, foi feita uma atividade de apresentação e explicação da escolha pelo objeto da instalação. 

Durante as explicações, os pontos destacados na instalação foram separados em grupos para a discussão. Os temas consistiram em: sementes crioulas, água, participação da juventude, mercado e hortas.  As pessoas se dividiram em grupos e conversaram a respeito do assunto com o qual mais se identificou. A proposta dessa atividade era apresentar ações que possam ser realizadas em relação ao tema discutido, além de expor o ponto de vista dos envolvidos e das pessoas da comunidade. 

Houve uma pausa para o lanche, todos os alimentos oferecidos fazem parte do repertório culinário das associadas da Associação de Artesãos e Produtores rurais de Acaiaca, AAPRA. São alimentos produzidos por pessoas da comunidade a partir de ingredientes naturais, cultivados por elas mesmas.

 Para finalizar o evento, os grupos apresentaram suas discussões e resultados aos outros participantes e houve um momento de interação entre todos. Aconteceu também a abertura de um espaço para dúvidas e comentários gerais. O encerramento foi marcado pelos agradecimentos e pela entrega dos equipamentos da padaria da AAPRA. 

A moradora de Acaiaca, Jucelia Goulart destacou que o evento teve importância por focar no papel da juventude e da mulher “Eu achei o evento muito importante por focar na visão do jovem e da mulher na agricultura familiar. E a importância de estar resgatando esses valores da produção rural, dos produtos orgânicos. É importante nesses tempos de tanta tecnologia, a gente estar voltando para essas coisas naturais, pra nossa cultura, nossas raízes.”.

A ActionAid é uma organização sem fins lucrativos, parceira do Centro de Tecnologias Alternativas, CTA, que atua diretamente com o projeto Curupira e que esteve no seminário para conhecer as outras ações desenvolvidas pelo CTA. Beatriz Rodrigues, Assistente de Economia Solidária da ActionAid, destacou o envolvimento e participação dos convidados “Eu achei muito bacana, achei todo mundo muito preparado e inteirado do assunto. Eu fiquei positivamente surpresa, vi que todo mundo se envolveu nas conversas em grupo. Achei que todo mundo tem opinião para mostrar, o que é ótimo. Eu não esperava ver uma comunidade tão ativa.”

Natália Faria de Moura, técnica do Projeto Ater Agroecologia, salientou que a metodologia do evento foi bem desenvolvida e que as pessoas conseguiram promover um debate rico sobre a realidade delas. “Tivemos muitas falas de desejo, de mudança, de continuidade de alguns processos que já iniciaram e estão dando certo, além direcionamentos que não foram trabalhados no munícipio e que eles sentem falta.”

Este seminário foi uma atividade desenvolvida pelo Projeto Cooperar, que integra o Programa Petrobras Socioambiental tem como objetivo promover a geração de renda, a partir da inclusão participativa e do acesso ao mercado de agricultores e agricultoras familiares dos municípios de Muriaé, Acaiaca, Divino e Espera Feliz.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário