terça-feira, 15 de setembro de 2015

Projeto Cooperar e nutricionista oferecem orientação ao grupo de mulheres “Quitandas Sabor da Mata”

Por Letícia Natalina e Rodrigo Carvalho

No dia 14 de setembro, a equipe técnica do Projeto Cooperar: superando desigualdades de renda, executado pelo Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata com patrocínio da Petrobras, acompanhada da nutricionista Sabrina Keiko Murayama estiveram na comunidade de São João do Glória, em Muriaé.



Na oportunidade a nutricionista visitou a futura instalação, que ainda é provisória, da padaria comunitária. Sabrina realizou um trabalho de orientação para o grupo de mulheres, fornecendo informações a respeito de quais adaptações devem ser feitas no espaço, de acordo com as exigências técnicas da Vigilância Sanitária. A ideia deste projeto é que a partir de uma parceria com a Prefeitura o grupo de mulheres consiga um terreno definitivo e também materiais para a construção de um espaço oficial. Até lá a proposta é que a padaria inicie os trabalhos utilizando um espaço provisório, cedido pela Diretora Administrativa da COOPAF, Adriana Aparecida Ribeiro.


A ocasião também foi um momento de celebração pelos equipamentos recebidos através do Projeto Cooperar. O grupo de mulheres que já se autodenomina “Quitandas Sabor da Mata” recebeu dentre outros equipamentos batedeira para massa de pães, bolos e biscoitos, móveis de inox específicos para a fabricação de panificados, forno, freezer, etc. “Quitandas Sabor da Mata” é um grupo composto por produtoras rurais da Comunidade de São João do Glória, Muriaé, que se uniram para fabricar receitas tradicionais da cultura mineira. Valorizando sabores e saberes da região.

Na próxima segunda-feira, dia 21, já está agendada outra atividade com a fabricação das receitas, produção de rótulos e embalagens dos futuros produtos dessas mulheres.

Este encontro foi uma atividade desenvolvida pelo Projeto Cooperar, que integra o Programa Petrobras Socioambiental tem como objetivo promover a geração de renda, a partir da inclusão participativa e do acesso ao mercado de agricultores e agricultoras familiares dos municípios de Muriaé, Acaiaca, Divino e Espera Feliz.








Nenhum comentário:

Postar um comentário