terça-feira, 16 de setembro de 2014

INTERCÂMBIO AGROECOLÓGICO DEBATE O TEMA DAS SEMENTES NO MUNICÍPIO DE DIVINO



No último sábado, no dia 13 de setembro, o Projeto Cooperar realizou um Intercâmbio Agroecológico no município de Divino, com a finalidade de desenvolver os conhecimentos sobre agroecologia entre os agricultores e agricultoras familiares e os técnicos do Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM).
Desta vez, o objetivo foi aprimorar os conhecimentos sobre as variedades e características das Sementes Crioulas e contou com a participação do técnico do CTA, Breno Mello e da Professora do Departamento de Solos, Irene Maria Cardoso. O debate ocorreu na Comunidade Vargem Grande na propriedade do casal Eliete e Denil.
Os intercâmbios agroecológicos têm por objetivo realizar a troca de experiências entre os agricultores. Segundo Breno, a atividade é de suma importância para o desenvolvimento de conhecimentos agroecológicos. “É importante destacar que os intercâmbios agroecológicos trabalham com outra proposta de extensão rural, onde não existe a figura de um técnico especialista que transmite de maneira vertical os conhecimentos adquiridos em academias, a proposta dos intercâmbios é que os próprios agricultores troquem conhecimentos e experiências adquiridos com a prática, baseados na metodologia campesino-campesino”.
A atividade utilizou uma metodologia de reconhecimento da propriedade, onde os agricultores e agricultoras familiares foram divididos em grupos e percorreram áreas distintas, recolhendo elementos para serem debatidos posteriormente.
Esta metodologia é muito utilizada por possibilitar que os beneficiários observem a agrobiodiversidade e a maneira como acontece a relação entre as espécies, uma vez que, a partir dessas observações, os conhecimentos populares dos participantes vêm à tona.
Neste intercambio ficou evidenciado a relevância das sementes crioulas, principalmente no que tange a autonomia dos agricultores em produzir essas sementes, que podem ser para as hortas, para as lavouras, para sistemas agroflorestais ou adubação verde. Foi ressaltada ainda a importância da preservação destas espécies pelos agricultores, que devem se tornar “guardiões das sementes e da agrobiodiversidade”.
Foi feito um aprofundamento sobre a metodologia para a produção de sementes de milho, foram colocados em questão alguns procedimentos para a escolha das espigas de onde se retirará as sementes para o plantio. Discutiu-se também a seleção das espigas no campo, já que o milho é uma espécie de fácil polinização cruzada.
Neste sentido, Breno Mello destacou que deve-se   manter uma distancia entre  as lavouras, no mínimo 200 metros entre elas, para evitar esse tipo de  cruzamento. A indicação é de que se retire o material genético da parte central das lavouras, já que ficam mais isoladas de possíveis contaminações externas, especialmente das sementes transgênicas.
 Na oportunidade, foram apresentadas várias espécies de sementes crioulas, tais como milhos, feijões, sojas, inhames e outras para adubação verde.
O intercâmbio foi marcante para os agricultores, pois estamos na véspera da época do plantio, ou seja, aconteceu em um momento oportuno, auxiliando os agricultores a planejar a sua próxima empreitada.
  A Atividade é uma iniciativa do projeto Cooperar: Superando desigualdades de renda, executado pelo CTA-ZM, com o patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental  – em pareceria com Associação de Pequenos Produtores e Produtoras Rurais de Divino (COOPERDOM). A atividade consiste em contribuir na construção de conhecimento agroecológico no Município de Divino.
O projeto Cooperar, que integra o Programa Petrobras Socioambiental, tem como objetivo promover a geração de renda, a partir da inclusão produtiva e do acesso ao mercado de agricultores e agricultoras familiares dos municípios de Muriaé, Acaiaca, Divino e Espera Feliz. Uma de suas estratégias de ação consiste em minimizar as dificuldades enfrentadas pelos agricultores por meio de intercâmbios, capacitação dos agricultores e de informações sobre os mecanismos de acesso a determinados padrões de mercado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário