quarta-feira, 24 de setembro de 2014

PROJETO COOPERAR REALIZA OFICINA TÉCNICA DE PRODUÇÃO DE ADUBO BOKASHI

No dia 22 de setembro a equipe técnica do Projeto Cooperar esteve na comunidade de Belisário em Muriaé para a realização de uma oficina técnica de produção de adubo Bokashi. A atividade envolveu agricultores e agricultoras familiares da região, que participaram da oficina na propriedade de Geisiane Costa Maraes de Araújo participante do projeto e futura beneficiária das hortas circulares com integração animal.

A utilização do adubo orgânico Bokashi é uma alternativa que os agricultores e agricultoras familiares estão descobrindo para substituir os insumos agrícolas industrializados, de alto valor e que oneram de forma significativa a produção destas famílias. A utilização de adubos e compostos orgânicos também faz parte das propostas da Agroecologia, que busca, além de produzir alimentos mais saudáveis a partir de uma produção orgânica livre de agrotóxicos, adubos químicos e sementes transgênicas, libertar os agricultores e agricultoras familiares da dependência de insumos externos à propriedade. Segundo Nina Abigail, engenheira agronômica e técnica do projeto: “é essencial que a agricultura familiar de um modo geral conquiste a sua autonomia e independência dos meios e modos de produção, inclusive a terra, para que possam trabalhar para si e de maneira sustentável”.
A oficina de produção do Bokashi foi ministrada pelo agricultor familiar Carlos Alberto, mais conhecido na região como Pavão. Ele e sua mulher, Marly, já produzem de forma agroecológica e autônoma a mais de 10 anos. Pavão enfatizou que o adubo Bokashi é melhor que o adubo químico pois adubo químico é alimento apenas para a planta e não para o solo diferente do Bokashi que contribui também para o enriquecimento da matéria orgânica permitindo assim, um cultivo sadio.


Para a produção do Bokashi foram utilizados 250 kg de terra de barranco isentos de sementes, 100 kg de esterco de galinha, ou plantas inteiras trituradas e secas de leguminosas, 100 kg de farelo de arroz, ou raízes e folhas de mandioca trituradas e secas, 75 kg de farinha de osso, 15 kg de cinzas de lenha, peneirada, ou pó de carvão, 5 kg de açúcar de rapadura triturada e um litro de microrganismos eficientes (EM-4) diluído em 30 litros de água.

Além do adubo Bokashi, outras técnicas alternativas também estão sendo abordadas nestes encontros, como a calda Bordalesa, EM4 e o bio-gel, todas de baixo custo de produção, com a utilização de materiais existentes nas próprias propriedades e de alta eficácia, garantindo alimentos saudáveis e livres de contaminações. 

Um comentário:

  1. É muito importante essas alternativas que ajudam os pequenos produtores a ganharem independência nas suas produções.

    ResponderExcluir