terça-feira, 16 de setembro de 2014

OFICINA DE IMPLANTAÇÃO DAS HORTAS CIRCULARES COM MINHOCÁRIO EM DIVINO

No dia 13 de setembro de 2014, o Projeto Cooperar realizou mais uma atividade no município de Divino, que teve por objetivo fazer uma análise sensorial  de solos, como também técnicas e construção de um minhocário para a produção de húmus.
A oficina ocorreu na comunidade Vargem Grande, onde proporcionou aos agricultores e às agricultoras a troca de informações e experiências relacionadas aos solos e a utilização de húmus como adubo orgânico.
O agroecólogo e estudante de mestrado, Rafael Monteiro de Oliveira, acompanhou de perto os procedimentos realizados pelos beneficiários, já que pretende em sua dissertação sistematizar os dados sobre a implementação das hortas circulares.
Na metodologia utilizada, os participantes foram divididos em grupos e espalhados pela propriedade, a fim de analisar a terra do local escolhido, através da observação de características como cheiro, textura, cor e humidade. Após esta análise sensorial, foi recolhida uma pequena amostra do solo em questão e, logo em seguida, Rafael adicionou água oxigenada a essas amostras, com o objetivo de identificar o solo que possuía maiores atividades biológicas e consequentemente melhores condições para o plantio.
Por fim, Rafael explicou as vantagens da utilização de húmus nas hortas e também ensinou a construir os minhocários. Os procedimentos que foram realizados fazem parte da implementação das hortas circulares com integração animal, que permitem às famílias economizarem mão-de-obra e insumos, tanto para produção quanto para criação animal.
A Atividade é uma iniciativa do projeto Cooperar: Superando desigualdades de renda, executado pelo Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA/ZM) com o patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental  – em pareceria com Associação de Pequenos Produtores e Produtoras Rurais de Divino (CooperDom). A atividade consiste em contribuir na construção de conhecimento agroecológico no Município de Divino.
O projeto Cooperar, que integra o Programa Petrobras Socioambiental, tem como objetivo promover a geração de renda, a partir da inclusão produtiva e do acesso ao mercado de agricultores e agricultoras familiares dos municípios de Muriaé, Acaiaca, Divino e Espera Feliz. Uma de suas estratégias de ação está ligada a ampliação da escala produtiva e agregação de valor, onde a finalidade consiste no funcionamento, na manutenção e no planejamento da produção agroecológica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário